A última edição da Revista ADJORI/SC, destacou a importância dos consórcios municipais na gestão e tratamento de resíduos, citando o Consórcio Cirsures como um exemplo bem-sucedido de consórcio municipal.
A publicação faz uma apresentação do Consórcio mencionando as atividades realizadas e seus respectivos números, o que faz do Consórcio Cirsures uma referência na gestão de resíduos sólidos no Brasil.
"O Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), foi criado no ano de 2001 e tornou-se referência na gestão e disposição final de resíduos sólidos urbanos, desde o início da sua trajetória, o CIRSURES já depositou em seu aterro sanitário, aproximadamente, quatrocentas mil toneladas de resíduos sólidos urbanos oriundas dos municípios consorciados, bem como tratou cerca de cento e cinquenta milhões de litros de efluentes. Na coleta seletiva, já foram recolhidos e encaminhados à Cooperativa para triagem e reciclagem mais de 10 mil toneladas." – Revista ADJORI/SC.
“Os Consórcios Municipais representam uma solução econômica e sustentável, beneficiando os entes consorciados e, naturalmente, toda a
população abrangida pelo conjunto dos municípios.” – Thiago Maragno Biava, Diretor do Cirsures.